II Semana Jurídica

"Direito, Sociedade e Temas Contemporâneos"



A Faculdade Guanambi realizou, nos dias 10 e 11 de novembro de 2014, a II Semana Jurídica FG. Com o tema Direito, Sociedade e Temas Contemporâneos, o evento teve um caráter interdisciplinar e contou com a participação de docentes e discentes dos cursos de Direito e Psicologia, que discutiram, em diversas mesas de debates, temas como as novas configurações da família brasileira, uniões civis homoafetivas, violência de gênero, adoção por pares homossexuais, família homoparental e o perfil delituoso de Guanambi e região.

A II Semana Jurídica contou com presenças de personalidades de destaque regional, como o advogado criminalista, Custódio Lacerda Brito; o Juiz Substituto no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Dr. Rodrigo Souza Britto; as psicólogas Ivana Patrícia Almeida e Ellen Camargo; e o diretor do presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, Alexsandro de Oliveira.

Atuando como uma das organizadoras do evento, a professora Deborah Marques, discente do curso de Direito, ressaltou o saldo positivo da II Semana Jurídica. “Tivemos contribuições de palestrantes renomados que trouxeram reflexões acadêmicas e práticas valiosas. Alunos e professores puderam fazer contatos que vão além da sala de aula, num movimento interdisciplinar que também incentivou a pesquisa. Foi um evento brilhante”, concluiu.

A professora Cátia Guimarães, coordenadora do curso de Direito da FG, afirmou que os objetivos do evento foram demonstrar a importância da interdisciplinaridade entre os cursos de Psicologia e Direito, e fomentar o debate de questões que perpassam as duas áreas do conhecimento. De acordo com a professora, os debates foram proveitosos e permitiram aos participantes uma ampla visão das questões que envolvem os aspectos jurídicos e psíquicos dos temas propostos pela II Semana Jurídica.

Catia e Priscila“Conseguimos provocar nos alunos a busca pela interdisciplinaridade e pela discussão, em conjunto, de temas que dizem respeito à sociedade”, declarou, ressaltando que, a partir da relação interdisciplinar com o curso de Psicologia, a parceria entre os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis vem se fortalecendo. “A parceria tem por objetivo fornecer gratuitamente assessoria empresarial aos pequenos e médios empresários da região, por meio da Empresa Júnior, que vai se instalar no Núcleo de Práticas Jurídicas”, afirmou.

A professora Priscila Drummond, docente do curso de Psicologia, destacou a adesão dos dois cursos, com a participação de cerca de 600 docentes e discentes de Psicologia e Direito. “Temos o mesmo campo de trabalho, que é o homem, porém com olhares diferentes. A atuação do psicólogo no âmbito jurídico vem ganhado cada vez mais força no interior baiano, e a FG é pioneira em colocar o tema no centro do debate”, declarou.

Ivânio Chaves, discente do 3º semestre de Psicologia, afirmou que o evento foi fundamental para ampliar a compreensão que os alunos têm sobre os temas propostos. “Com as palestras e debates ficou claro que cabe ao psicólogo e ao advogado trabalharem em conjunto, propondo intervenções que sejam interdisciplinares e eficazes”, disse.

Para o presidente do Diretório Acadêmico do curso de Direito, Pablo Filipe Prado, a II Semana Jurídica colaborou para a formação acadêmica dos discentes. “O conhecimento que adquirimos vai além da sala de aula, e isso é importante para nossa formação acadêmica”, afirmou, enfatizando a destacada participação dos alunos na organização da II Semana Jurídica FG. Também foi destaque a participação dos docentes da FG, que mediaram as mesas de debates, como os professores Elpídio Luz, Raphael Almeida, Alcir Rocha, Murilo Camelo, Bruno Miola e Higo Marinho, além do egresso da FG, Ney Anderson Prado.