III Semana Jurídica

“Desafios contemporâneos do Direito brasileiro”



A Faculdade Guanambi realizou, de 23 a 27 de novembro de 2015, a III Semana Jurídica, tendo como tema central “Desafios contemporâneos do Direito brasileiro”. O evento teve a participação expressiva dos acadêmicos do curso de Direito, profissionais locais e docentes dos diversos cursos de graduação oferecidos pela FG.

Na programação aconteceram seis mesas redondas com temas como a redução da maioridade penal, Direito Penal no semiárido nordestino, dentre outros assuntos ligados ao tema do evento. A programação também contou com um Diálogo Acadêmico, que teve como tema os desafios e perspectivas do trabalho exercido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas na Microrregião de Guanambi.

Destaque na III Semana Jurídica foi o lançamento dos livros produzidos pelos egressos do Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Direito, fruto da parceria entre a Universidade Estácio de Sá e a Faculdade Guanambi; e o lançamento da versão impressa da Revista de Direito da Faculdade Guanambi.

Os inscritos na III Semana Jurídica da FG também tiveram a oportunidade de participar de minicursos com temas como resolução extrajudicial de conflito: negociação, conciliação mediação, arbitragem; a crise de representação do Estado e Direito às cidades no semiárido nordestino, dentre outros.

O evento foi organizado pela equipe de docentes Cátia Guimarães, Deborah Marques, Bruno Miola, Elpídio Paiva e Raphael Almeida, que supervisionaram 35 monitores dos diversos semestres do curso de Direito.

A III Semana Jurídica também contou com a publicação de trabalhos científicos no formato “resumo expandido”. Os trabalhos aprovados totalizaram 9 (nove) resumos expandidos, que foram submetidos a exposição através Comunicação Oral composta por uma banca de professores, sendo eles: Profa. Msª. Cátia Guimarães; Profa. Msª. Deborah Marques Pereira; Prof. Ms. Bruno Miola; Prof. Ms. Elpídio Luz ; Prof. Ms. Raphael Almeida; Prof. Dr. Cassyo de Araújo Rufino; e Prof. Julio Boasorte.